Se você quer empreender no Brasil, comece pelas pessoas3 min read

Se você quer empreender no Brasil, comece pelas pessoas

Você sabe o que deve e o que não deve fazer para prosperar como empreendedor?

Quando uma pessoa decide empreender em um negócio próprio ela precisa considerar o fato de que nem todo risco que assume irá gerar recompensas. Se por exemplo, você decide abrir uma pizzaria e irá cobrar mais caro para compensar os riscos de uma área que você não conhece a fundo, o mercado não te perdoará e irá naturalmente boicotar o seu negócio.

Agora, se você tiver como proposta um modelo inovador, ingredientes exclusivos, logística de entrega bem estabelecida e pessoas extremamente dedicadas, você tem muito mais chances de tornar esse negócio rentável e aceitação do mercado.

Para você começar um negócio precisa está disposto ir atrás das pessoas certas, que acreditam nas suas crenças e têm os mesmos valores. Para iniciar o empreendimento não basta simplesmente gostar da área de atuação ou ter alguma habilidade no que se propõe a fazer, é importante observar que existem variáveis que precisam ser levadas em conta em relação às demandas do mercado. O sucesso da empresa depende essencialmente da capacidade de líderes e liderados de aprender as informações adequadas.

Negócios são feitos com pessoas dedicadas e empenhadas. Se essas características não se mostram viáveis, o empreendimento deve ser repensado. O problema é que enquanto você ainda é pequeno algumas das pessoas que poderiam fazer parte de uma grande construção te deixam de lado e se mostram desinteressados pois nesse momento você ainda não tem nada. A verdade é que muitos querem o milagre mas não a peregrinação. Essa é uma frase que ouvi essa semana e que me inspirou a escrever esse artigo, não sei o autor.

E se você iniciou o negócio já com essas características, a possibilidade de uma formação de cultura positiva e da maneira que foi traçada são muito maiores. Vale dizer que o ego deve ser deixado de lado e que o caminho de todos sejam o mesmo, o caminho de um negócio sustentável e escalável com base nas pessoas e na razão, não a emoção. Você precisa acordar todos os dias tendo em mente que o seu empreendimento só irá longe se for consistente e sustentável na geração de resultados. Afinal, o motivo de começar o negócio deve ser sempre a busca por impactar o maior número de pessoas e outros negócios, gerando renda, empregos e melhor qualidade de vida para todos.

Só assim você irá prosperar como empreendedor.

E você já tem um plano bem traçado para garantir o sucesso de um negócio? Compartilhe comigo aqui nos comentários.

Eduardo Sully

Co-Founder floki.casa

Compartilhe com seus amigos
Comentários