Posicionamento X Propósito2 min read

Posicionamento é pra quem quer fazer diferente. Propósito é pra quem quer fazer a diferença.
Posicionamento

Posicionamento é aquilo que você diz ou melhor o que dizem de você quando você sai da sala. Posicionamento de marca é a posição única que a sua marca ocupado no mercado, as escolhas que a sua marca faz, destacando-se em algo muito específico. Posicionamento emerge a partir de uma análise externa.

Crie o posicionamento da sua marca fazendo as seguintes perguntas: Porque faz? Como faz? O que faz? Para quem faz? Em que contexto faz?

Posicionamento eleva a percepção do cliente sobre a marca.

Propósito é a sua busca interior, o que faz você se mexer todos os dias. Um propósito de marca bem definido é encontrar o ideal que a sua marca liga às pessoas. Existem 5 caminhos dos quais a sua marca pode encontrar aderência: marcas que impactam a sociedade, que estimulam a alegria, que criam vínculos, inspiram interesse e marcas que evocam orgulho.

Nós como seres humanos temos significados e nos aproximamos de marcas que têm o comportamento parecidos com os nossos, ou, os mesmos significados. Assim como nós nos afastamos de marcas que pensam completamente diferente da gente. Propósito é pra quem quer fazer a diferença. As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porque você faz.

Propósito é uma declaração definitiva da diferença que a sua marca está tentando fazer no mundo.

Para criar o propósito da sua marca, o primeiro público a ser impactado é o interno, todas as pessoas que trabalham na empresa. Existe uma pesquisa que aponta: Empresas com têm propósito de marca forte têm o engajamento dos seus funcionários 3 vezes maior do que empresas que não têm propósito forte.

Crie o propósito da sua marca fazendo as seguintes perguntas: Por quê? (Motivação). Como? (Processo). O quê? (Produto). E estude sobre o Círculo Dourado de Simon Sinek.

 

 

Posicionamento é pra quem quer fazer diferente. Propósito é pra quem quer fazer a diferença.

 

Qual é a razão que as pessoas têm para comprar e escolher a sua marca?

 

Ah, os artigos que escrevo são de temas que estou vivenciando e aprendendo, se você também está aprendendo algo, deixe aqui em baixo nos comentários e vamos compartilhar conhecimento.

Compartilhe com seus amigos
Comentários