Sobre

Olá, sou o Eduardo Sully, e você pode me chamar somente assim, Sully. Decidi adotar o "Sully" como forma de diferenciar minha presença online e aumentar a visibilidade do meu site nos mecanismos de busca. Saiba o motivo

Para mim, o nome representa individualidade, identidade e personalidade.

Sou Product Designer Sênior e especialista em comportamento humano aplicado à experiência da pessoa usuária e sei o impacto disso nos resultados de negócios e produtos digitais. Não sou psicólogo, mas um estudante de emoções, sentimentos e cognição humana, concorda a importância disso para os negócios?

Comecei minha carreira no design gráfico e nesse momento de vida transitei entre agências de publicidade e propaganda, marketing digital e também fundei a minha própria agência em 2009. Buscando crescimento e evolução em tecnologia, estudei como autodidata e também Sistemas para Internet no Vianna Jr., atualmente Fundação Getúlio Vargas, e me tornei Desenvolvedor Front-End.

Gosto do termo Problem Solver, mesmo que pareça clichê, mas ele me representa. Se tem algo para resolver, busco formas criativas para resolver o problema, atendendo as necessidades de negócio, stakeholders e a pessoa usuária, principalmente.

A minha jornada profissional não segue uma linha normal, pelo contrário, a minha curiosidade me levou a buscar caminhos não ortodoxos, até mesmo a fundar a própria startup, me tornando co-founder e CEO do Food Analytics em 2017, uma experiência importante na minha carreira e que trouxe conhecimentos de negócios, liderança e construção de produto.

Nos últimos anos, dedico o meu tempo estudando e entendendo cada vez mais o comportamento humano, a neurociência e cognição humana, mas não só, também estudo processos de gestão de produtos, experiência dos usuários e assuntos relacionados à construção de produtos formadores de hábitos.

As pessoas com quem já trabalhei ou tive alguma experiência junto contribuíram muito para o meu crescimento profissional e acredito que nunca agradeci generosamente a eles. Como forma de devolver isso, também sou mentor voluntário, transferindo meu conhecimento para novos profissionais. Passei pelo Hackathon Nasa Space Apps por 2 anos consecutivos, Salto Aceleradora de MEIs promovido pelo Impact Hub em Florianópolis e também na ilha da magia, fui voluntário da Associação FloripAmanhã.org, atuando em projetos de inovação e uma passagem em projeto junto a profissionais da IBM internacional. Confira essas e outras informações no meu LinkedIn.

É um prazer ter você aqui. Seja bem-vindo e bem-vinda!

3 empresas

criadas, atuando nos mercados de marketing, design e startup.

7 consultorias

de ux design e inovação para empresas e profissionais.

13 anos

experiência em design, negócios e tecnologia.

O que eu já fiz?

Alguns milestones da minha jornada

Implantei inovação em uma empresa de 80 anos de vida

Um jornal, que em 2014 completava 81 anos de existência, passando por uma gestão focada na entrega da informação por apenas um meio, o papel. O Diário do Comércio começava na implantação de processos digitais e uma das frentes é a entrega do conteúdo. Liderado por Ronnan Del Rey como desenvolvedor e PO do projeto, formamos uma pequena equipe e introduzimos um novo jornal digital ao mercado mineiro com matérias gratuitas e também o modelo pago.

Ver interface

Fui premiado em projeto digital

O facebook estava próximo de completar 10 anos de existência e poucas campanhas criativas eram veiculadas como mídia. Nessa época a entregabilidade de conteúdo era muito acima da praticada hoje e nos permitia explorar mais a criatividade, aproximando as marcas do público e consequentemente obtendo mais retenção. Uma campanha de stop motion utilizando os álbuns de fotos do facebook ganhou notoriedade no Clube de Criação com o prêmio Gran Prix.

Ver foto

Quebrei uma agência digital

O fracasso no Brasil não é visto com bons olhos. Mas o fracasso seguido de aprendizado é comum em histórias de sucesso, ou você já ouviu histórias de empreendedores que tentaram algo novo e não falharam? Em um cenário onde o digital ainda não era tão consolidado como hoje eu migrava de função, mesmo com poucos conhecimentos, de um trabalho home office para uma agência com estrutura física, sócio, colaboradores e no modelo 360º (comunicação Off + On). A falta de maturidade para a época (2013)me fez tomar decisões erradas e afastou do negócio.

Implantei processos de design centrado no usuário

Em um modelo de fábrica de software (2014), profissionais de TI ainda desconheciam processos de design centrado no usuário (UCD). Com atuação 1:1 com clientes da fábrica, implantei processos de pesquisa e entrevista (UX Research), podendo assim avaliar comportamentos e necessidades. Termos como usabilidade, navegabilidade e outros conceitos do UX Design eram muito novos para a época. Clientes internos e externos foram impactados com as novas formas de pensar ao desenvolver software, trazendo grandes ganhos para os times.

Ver lembrança

Fundei uma startup com iniciativas de inovação para o foodservice

Tudo começou com um incômodo de má qualidade de atendimento, questionei, me adaptei e experimentei algo novo. A startup de gestão e autoatendimento para bares e restaurantes teve inúmeros momentos e transições. Uma jornada com início em 2017 e encerramento das atividades em 2021 de muito aprendizado, crescimento e principalmente ajuda a um setor com muita necessidade. Uma solução robusta de análise de dados e autoatendimento para a melhoria na gestão de pequenas e médias empresas do foodservice.

Ver lembrança da aceleração

Ajudei e ajudo profissionais com palestras e mentorias

Conhecimento é poder. É um grande prazer contribuir com profissionais e ajudar no conhecimento e evolução do próximo. Buscando para eles novos caminhos e aprendizados. Fui mentor voluntário no FloripaAmanhã (projeto que visa uma melhor Florianópolis até 2030). Fui mentor por 2 anos no NASA Space Apps Challenge Brazil. E mentor de inovação no Salto Aceleradora de MEIs, promovido pelo Impact Hub. Hoje sou mentor de novos profissionais de UX, UI e Design.

Ver uma das lembranças

Vida profissional se mistura com vida pessoal

Organizei o 1º evento para o segmento de Foodtech de Santa Catarina junto, visando envolver mais gestores do setor com tecnologia. Fui músico(baterista) e tive a oportunidade em organizar shows e eventos, tocando em festas de formatura, bailes, bares e churrascos. Sou atleta amador de ciclismo na modalidade Mountain Bike (MTB), um esporte de força, equilíbrio e superação. E também corredor de rua.

Me siga no instagram

O que os profissionais que já trabalharam comigo dizem

Recomendações

Eduardo Sully é um excelente profissional, focado, inteligente, conhecedor das metodologias e ferramentas que são necessárias para uma entrega de projeto excelente. Recomendo imensamente.

Anderson Maia

Grande profissional, focado, compromisso com prazo, dedicado e bom parceiro de trabalho.

Evandro Callegaro

Difícil resumir o impacto profissional de alguém que tem como meta transformar para melhor a vida das pessoas usando a tecnologia! Profissional muito diferenciado, tem uma capacidade técnica enorme e na sua nova empreitada tem se mostrado um grande CEO também! Só tenho a agradecer as conversas que temos e que abrem minha mente e forma de pensar!

Diego Bertelli

O Sully possui fortes competências técnicas e uma excelente visão estratégica e de negócio. Adicionalmente, possui qualidades enquanto pessoa, fundamentais em qualquer organização. Destaco a sua força, resiliência, empatia, simpatia e excelente capacidade de comunicação. Guardo excelentes memórias dos tempos em que trabalhamos juntos e não hesito em recomendar o Sully.

Domaica Machado

Profissional sênior, perfil de inovação! Consegue unir criatividade, visão estratégica e sistêmica a parte técnica do seu trabalho de UX.

Vanusa Cardoso